Deixar de ser Negativado ou Inadimplente. É possível?
Existe uma saída para os devedores? Contas a receber x investidores x investidores
Ninguém gosta de ficar em uma posição desconfortável, o que inclui pessoas que, por várias razões, se tornam inelegíveis, assim como pessoas popularizadas, com nomes negativos.
Por que eu deveria cuidar do meu dinheiro?
A importância das finanças pessoais é muitas vezes subestimada, nem todas são ensinadas em casa ou na escola, muitas pessoas sofrem.
Perfil Financeiro
O perfil financeiro de uma pessoa afeta praticamente todos os aspectos de sua vida: eles vão comer, com quem vão construir relacionamentos. Mesmo o casamento, com algumas exceções, é determinado pelo perfil financeiro e renda. Isso também influencia a obtenção de empréstimos, nas mais variadas formas: empréstimo estudantil, financiamento imobiliário, crédito rural, empréstimo pessoal, crédito, reconhecimento etc. Obviamente, o que determina a aprovação ou desaprovação de um empréstimo é também seu perfil histórico. de compras e pagamentos, o limite de cartões de crédito, renda, trabalho, localização geográfica, entre outros fatores.
“Por que eu deveria me preocupar com o perfil financeiro, isso não me afeta em nada.”
O perfil financeiro tem um impacto direto nos preços, a pessoa com um perfil “bom” paga menos do que a pessoa com um perfil “ruim”.
Como tomar uma decisão inteligente ao comprar algo?
É importante notar que as pessoas devem aprender o que é válido ou invalidar suas decisões de consumo ou investimentos. É útil saber a diferença entre o que é bom e o que é ruim quando falamos de empréstimos. Um bom exemplo disso é quando a pessoa solicita um empréstimo para fazer sua universidade, por exemplo, se você escolher sabiamente o rumo certo e já trabalhar na região escolhida, as loiras virão, mas caso contrário também pode se tornar uma armadilha . .
Isso deixa uma dúvida: como as pessoas enfrentam problemas financeiros?
“Eu fiquei endividado por causa do desemprego, as dívidas continuaram a aumentar, eu precisava comer, viver, ter água e luz, então acabei criando uma bola de neve.
Essa é a triste história de alguém que, por fatores externos, acabou criando dívidas que antes eram pagas diariamente, a sociedade que trabalhava fechada com a crise político-governamental.
Como ajudar pessoas com problemas financeiros? Como converter dívidas em saldo positivo?
Você deve primeiro enfrentar um problema, sair da ilusão de gastar mais do que ganha, é o embrião da dívida. Emprestar dinheiro não é suficiente porque só ataca o sintoma e não a causa. Como uma doença, a pessoa novamente sente sintomas é apenas febre.
Alguém com pontuação baixa é ruim?
Você não pode considerar uma pessoa rica ou pobre pela pontuação, que é uma classificação dada por agentes ligados a bancos, o que não reflete realmente a realidade.
Aparentemente alojado …
Uma pessoa pode dirigir carros de luxo, viajar pelo mundo, gastar carros caros e ter um perfil medíocre, pois sem renda mensal corre o risco de cair em uma espiral de miséria.
A vida modesta, mas crescendo …
Ao contrário daqueles que lutam para manter seus orçamentos apertados, mas que controlam suas dívidas e ainda conseguem investir o que ganham por sua liberdade financeira, o perfil é rico.
Os dois têm perfis diferentes, enquanto um passa sem pensar no futuro, o outro pensa constantemente em propor uma vida melhor.
Mas quem não faz parte dos grupos acima?
Finalmente, temos o extremo, pessoas que não podem viver apenas com seu salário, mas ainda estão procurando complementar sua renda com empréstimos. Ao fazer isso, eles podem entrar em um círculo vicioso perigoso, onde precisam pedir constantemente um empréstimo para pagar por outro. Além de não se livrar de suas dívidas, ele ainda paga juros exorbitantes, esforça-se para pagar o mínimo e cria uma reputação de “casta” porque não consegue reequilibrar suas contas e seu orçamento nacional.
Estelionatários – Sempre atento aos turistas do negativo
Porque se tudo isso não for suficiente, entrando em um círculo financeiro, eles estão expostos a estelionatários e agiotas, que eliminam o suor e as lágrimas de suas “vítimas”. De fato, sendo muito atraído por ofertas para ser verdadeiro ou desesperado, tente resolver o problema com alguém que parece ter uma solução milagrosa. Com isso, corre dois riscos, perdendo o pouco que tem e pagando juros próximos à loucura. Esse grupo de endividamento e negativos também é o mais exposto às piores condições de crédito, pois quando eles têm que cobrar cerca de 30% ao mês por um empréstimo pessoal, percebemos que algo está errado. Pessoas inescrupulosas que buscam apenas enriquecimento ilícito (autorizadas por agências governamentais) não importam se aqueles que estão prejudicando já estão perto de falência ou insanidade.
Mesmo com dinheiro, viva como miserável
Neste grupo, podemos encontrar os ricos que usam o cartão de crédito sem qualquer critério e que, com renda considerável, acabam com cargas de obrigações, ao longo do tempo, deixando de lado a vida social, podem eliminar suas dívidas.
Nestes casos, vemos claramente a falta de controle financeiro.
Mas então, não há saída para o devedor?
O problema deve ser considerado como uma solução possível. Como vícios que devemos perder, devemos começar a atualizar as contas. Como os alcoólicos anônimos, uma contagem por dia seria o ideal.
Primeiro, aqueles que cobram o maior interesse, aqueles que arcam com o maior encargo financeiro, devem ser eliminados.
Temos o seguinte gráfico, para aqueles que querem ter um endereço para sair da dívida:
· Elimine as dívidas que não são extremamente necessárias.
Economize um pouco do que você recebe, mesmo aos olhos do furacão.
· Criar hábitos financeiros saudáveis, também procure taxas e interesses.
· Se você precisar de empréstimos, considere alternativas como empréstimos por escrito e refinanciamento de veículos ou imóveis. Se você não se adaptar a essas alternativas, ainda poderá estudar a venda de algo que tenha um dispositivo ou outro bem.
· Empréstimos podem ser usados como investimentos (compra de um negócio ou expansão), por exemplo.
Conclusão
Existem soluções financeiras para o problema da dívida, devemos sempre incentivar as pessoas a buscar sua liberdade financeira, escolher entre viajar e adquirir algo e não trabalhar apenas para ficar pagando dívidas e extinguir incêndios que nunca param.
Autor: Luciano Roberto, graduado em Administração de Empresas,
Aprenda como fazer site